www.cesaho.com.br
166) AGROHOMEOPATIA – Controle de Pragas e Doenças a baixo custo.

Em comemoração aos cinco anos da casa do produtor rural da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) foi realizada no dia 12 de abril a palestra e prática “Agrohomeopatia: Controle de Pragas e Doenças a Baixo Custo”, ministrada pelo Dr. Fabrício Rossi.

O objetivo do evento foi capacitar os produtores rurais, alunos e profissionais liberais para aplicação da tecnologia da agrohomeopatia no meio rural. O uso da homeopatia na agricultura promove o equilíbrio do agroecossistema, permitindo assim a produção de um alimento saudável, isento de resíduos. O palestrante destacou as características da agricultura vitalista, ou seja, a agricultura que privilegia a vida:

“A Agricultura Vitalista é percepção holística de duas ciências, a saber: a agroecologia e a homeopatia.

A Agroecologia é a ciência ou a disciplina científica que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas, com o propósito de permitir a implantação e o desenvolvimento de estilos de agricultura com maiores níveis de sustentabilidade (Altieri, 1995). Ela proporciona então as bases científicas para apoiar o processo de transição para uma agricultura "sustentável" nas suas diversas manifestações e/ou denominações.

A Agricultura Vitalista é a prática das bases agroecológicas e do princípio ou força vital que rege a natureza empregada na organização do agroecossistema visando à produção de alimentos saudáveis dentro de um equilíbrio dinâmico. É a agricultura que entende o princípio da vida e da morte (energia vital), e desse modo sabe que ambos estados do conceito da matéria são essenciais ao sistema produtivo de menor custo energético.

Ser homeopata, de plantas e animais de criação ou solo, implicada em se ter conhecimento, consciência, respeito e ética no agir. Significa respeitar a eternidade dos processos vitais, qualquer seja a crença ou denominação religiosa do seu semelhante e das pessoas que habitam sua comunidade (Rezende, 2003).”

REFERÊNCIAS:

ALTIERI, M. A. Agroecology: the science of sustainable agriculture. 2nd ed.
Bouler, Colo: Westview Press, 1995.

REZENDE, J. M. (Coordenador). Cartilha de Homeopatia. Instruções Práticas Geradas por Agricultores sobre o Uso da Homeopatia no Meio Rural.
Produtores Orgânicos da Região da Vertente do Caparaó – Minas Gerais.
Viçosa – MG, 2003, 35p.

**********************************

Engenheiro Agrônomo Dr. Fabrício Rossi

rossi@agrohomeopatia.com.br

Inserido no site em 13/04/2010