|
|
|
|
| |
|
|
|
|
|
181) AULA INAUGURAL DO CURSO DE HOMEOPATIA NO ACRE
.
Foto de Camila Simão
Da esquerda para a direita:
Gilberto Ribeiro Vieira - Coordenador do curso;
Maria Natividade Gomes Santana - atual Sub-Secretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde DF;
Rusleyd Abreu - Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAC;
Tião Viana - Governador do Acre;
Raimundo Angelim - Prefeito de Rio Branco e
Osvaldo Leal - Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco.
Realizada no dia 11/03/2011, no
Auditório do Hospital das Clínicas (FUNDHACRE) Rio Branco Acre
CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE
ACERCA DO CURSO DE HOMEOPATIA NO ACRE
Rio Branco, 11 de março de 2011.
Exmo. Senhor Ministro Alexandre Padilha,
Comunico-lhe que foi realizada hoje pelo Governador Tião Viana, aqui em Rio Branco-Acre, a aula inaugural do curso de homeopatia primeiro do gênero patrocinado pelo Ministério da Saúde MS.
Trata-se do desfecho de um longo processo, iniciado há quatro anos, quando ocorreu a aprovação do projeto em assembléia do Centro de Ciências da Saúde e Desporto da Universidade Federal do Acre, à época sob a chefia do Professor Pascoal Muniz, grande incentivador do curso. Alguns meses depois houve o cadastramento junto ao Ministério, através da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco SEMSA em dezembro de 2007. Entretanto, minha trajetória pessoal na homeopatia acreana começou alguns anos antes, quando o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Cassiano Marques incluiu uma vaga dessa especialidade no concurso para contratação de médicos.
Após entendimentos pessoais e telefônicos, os diferentes setores do Ministério envolvidos na proposta aprovaram-na e os recursos foram transferidos para a SEMSA em abril de 2008. Desde então, sucessivas dificuldades foram resolvidas e o projeto conquistou co-patrocinadores importantes em sua trajetória, destacando-se a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com o Dr. Amsterdam Sandres, e o Conselho Regional de Medicina-Acre, através da Dra. Dilza Ambrós e de seus funcionários, a exemplo do Srs. Clécio Dantas e Janderson Ribeiro.
Por se tratar de um curso original em todas as instituições participantes, a SEMSA optou por consultar a Procuradoria Jurídica Municipal em diversas circunstâncias, o que levou este coordenador a ter contato frequente com a equipe de planejamento desta Secretaria Municipal, destacando-se o Sr. José Claudemir Alencar do Nascimento, Srta. Mayra Justa, Srta. Elinaiara Freitas, Srta. Anajara Rodrigues Ferreira e Sra. Girlen Nunes, encontrando sempre boa-vontade por parte de todos. Se a administração atual, liderada pelo Secretário Dr. Osvaldo Leal e Sub-Secretária Adriana Evangelista, abraçou o projeto com determinação, seria injusto não mencionar as anteriores, desde o Dr. Eduardo Farias e Jesuíta Arruda, passando pelo Dr. Pascal Kalil e Rosana Holanda, que igualmente contribuíram para contornar vários obstáculos. Recentemente, as ações relacionadas ao curso concentraram-se em Eufrásia Cadorin e Douglas Angel, em conjunto com todos os servidores do Centro de Saúde Rosangela Pimentel gerenciado por Maria do Socorro S.A. Brito e Dorival Brito Filho local onde acontecerão as atividades práticas a partir da segunda semana de aulas.
Para que a parceria entre a SEMSA e a UFAC se concretizasse, a Pró-Reitoria de Planejamento, bem como a de Pós-Graduação e Pesquisa representadas pelo Sr. Auton Peres de Farias Filho, Adailton de Souza Galvão, Luciana Marino e Rusleyd Abreu trabalharam ativamente na elaboração de procedimentos que culminaram na assinatura de um Instrumento Normativo, mediante o qual a Secretaria repassará parte dos recursos à Universidade, conforme a execução do curso. No Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da UFAC, compete-me ainda agradecer a Raimunda Araruna, Francisco Naildo Cardoso Leitão pelo suporte, e Dra. Rita Uchoa da Coordenação do curso de medicina pelo acolhimento.
Há que se ressaltar ainda a participação efetiva das gerentes Rossana Patrícia S.B. de Oliveira e Márcia Aurélia Pinto, disponibilizando as instalações da UPA/Centro de Formação Tucumã, para as atividades práticas do curso, o que denota o respaldo da Secretaria de Estado de Saúde para a viabilização do objetivo.
A liberação dos médicos da rede pública de saúde para frequentar as atividades do curso de homeopatia, num Estado carente desses profissionais como o Acre, constitui uma extraordinária manifestação de apoio além de co-patrocínio indireto e atesta o compromisso do Prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim e do Governador Tião Viana para com o projeto.
Considerando que todas as instituições envolvidas, sejam federais, estaduais ou municipais, carecem de médicos com formação e experiência em homeopatia, somente alcançou-se êxito nessa iniciativa em função da receptividade, interesse e adesão por parte de seus funcionários nos mais diferentes níveis. Cabe realçar, porém, que o projeto recebeu o apoio do Dr. José Gomes Temporão, então Ministro da Saúde, do Dr. Antônio Alves de Sousa, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa e do Dr. Francisco Campos, do Secretário de Gestão do Trabalho de Educação em Saúde, que financiou o projeto. A análise foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Atenção à Saúde, por intermédio da Carmem De Simone, da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, bem como teve que se adequar às orientações da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representada por Núbia Brelaz Nunes.
A ex-chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa deste Ministério, Dra. Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, desempenhou em muitas ocasiões o papel de fomentadora do projeto perante as demais autoridades do MS e do Acre, solicitando providências quanto ao andamento do mesmo. Acresça-se a colaboração da Sra. Isabel dos Reis Silva Oliveira, Sr. Jomilton Costa e Sr. Jurandir Cordeiro, da mesma Secretaria.
É também gratificante reconhecer o espírito de pioneirismo do povo acreano. Ainda que exista acentuada desinformação a respeito da homeopatia, muitos servidores locais entusiasmaram-se com a proposta devido à oportunidade de fazer com que o Acre ocupe posição de vanguarda neste setor, em comparação com o restante do país. O fato de que o curso prevê a vinda de professores homeopatas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, bem como a inclusão de vários docentes bem conceituados do próprio quadro da UFAC serviram de estímulo adicional.
Segundo palavras do Governador Tião Viana, a homeopatia tem a mágica de ouvir o paciente e dar atenção aos pequenos detalhes , além de ter enfatizado a resolutividade dessa terapêutica em sua aula inaugural. Num tempo em que as pessoas clamam por uma abordagem humanizada nos serviços de saúde, a homeopatia oferece vantagens singulares, ajustando-se de forma perfeita a tal demanda e favorecendo a obtenção de bons resultados terapêuticos, evidentes em todas as sondagens de opinião quanto ao nível de satisfação da camada populacional atendida.
Senhor Ministro, o projeto do curso de especialização em homeopatia no Acre tem sido acompanhado com enorme carinho pela Associação Médica Homeopática Brasileira e seu Conselho de Entidades Formadoras CEF. Apesar do inegável sucesso do empreendimento, a experiência demonstra que é necessário buscar formas mais ágeis e diretas de promover a realização de cursos dessa natureza no âmbito do SUS.
Nem todos os Estados contarão com semelhante teia de apoio espontâneo como aconteceu aqui no Acre, nem com a participação decisiva de alguém do Ministério, como o fez a Dra. Maria Natividade Santana ou tampouco com a grandeza democrática do Governador Tião Viana. Portanto, aproveito para solicitar ao Senhor Ministro que receba a presidência da Associação Médica Homeopática Brasileira a fim de que esta possa lhe apresentar o seu projeto de parceria com este Ministério no sentido de incrementar a inserção da homeopatia no Sistema Único de Saúde.
Transcendendo os horizontes da saúde pública, importa dizer que a divulgação do curso obteve apoio da Unimed Rio Branco, do Sindicato dos Médicos e de empresárias, tais como Sirlei Judar e Êrika Rosas.
Em todos os aspectos, valeu-me a assessoria, o incentivo e a experiência no trato das coisas públicas de minha esposa, Valma Veloso.
Agradeço-lhe antecipadamente pela atenção.
Cordialmente,
Gilberto Ribeiro Vieira
Coordenador do Curso de Especialização em Homeopatia
Centro de Ciências da Saúde e Desporto UFAC
(68) 9975 2371
gilbertorv@uol.com.br
Citações:
1. Disponível nos sites: www.cesaho.com.br e www.amhb.org.br
2. http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15061&Itemid=26
*****************************************************************************
Inserido no site em 15/03/2011
Um Álbum de fotos da Aula inaugural encontra-se em
Veja mais em: http://www.cesaho.com.br/publicacoes/arquivos/artigo_59_cesaho.pdf
|
|
|
|
|
|
|
|
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos
não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.” |
|
|
|
|